No Balcão do Quiosque

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Mídia e os Mulambos




Lamento por meus amigos flamenguistas, mas que a torcida do Flamengo é cada vez maior, graças a propaganda maciça e excessiva que a mídia faz e empurra goela abaixo das pessoas, ninguém pode negar. Esta é uma teoria minha que está sempre sendo testada e comprovada. E a coisa é feita de maneira explícita.
Vou citar alguns exemplos:


 Aos sábados, o programa Global "Estrelas" da apresentadora Angélica começa cantando "Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Teresa", da música "País Tropical" de Jorge Ben. Gosto dessa música, gosto do Jorge Ben, mas que essa música foi composta numa época em que o contexto era outro, em que as cifras envolvidos eram bem inferiores às multimilionárias de hoje...isso lá era.
Com essa simpatia irradiante, que criança não quer torcer para o Flamengo?

No domingo de manhã, dia do clássico Flamengo x Vasco, o programa Esporte Espetacular dedicou boa parte de seu tempo para encher a bola do Ronaldinho Gaúcho. Vamos combinar, mas o Tiago Neves carregou o dentuço nas costas durante meses e não houve esse tipo de apelo para ele. Também acho que o Gaúcho esteja jogando bem, mas não é isso tudo que querem vender para nós...mas como há muita grana envolvida nessa estadia dele por aqui, esse comportamento da mídia é compreensível...É deplorável, mas é compreensível.
Até aqui, as criancinhas querem ser tão lindas quanto o Ronaldinho. 


Durante o mesmo jogo Flamengo x Vasco, a torcida Rubro-Negra fez o coro "Uh, Vai morrer!" enquanto o treinador Ricardo Gomes lutava pela vida e era atendido por para-médicos depois de sofrer um derrame cerebral. Nesse momento a mídia, defendendo seus interesses em agigantar a torcida flamenguista, calou-se. Uma notinha aqui, outra acolá, geralmente em blogs, foi o que se pode ler sobre esse comportamento repugnante, marginal. Nesse caso, o Flamengo e sua torcida passaram incólumes, sem sofrem nenhum arranhão em sua imagem de "Sensacionais". Eu morreria de vergonha...aliás, estou morrendo de vergonha só de imaginar que esse tipo de gente está circulando na minha cidade, fazendo pose de bacana. Gente de princípios e moral extremamente duvidosos. 
Esses são os mulambos que eu conheço.
Disso...bem..., disso as criancinhas não ficaram sabendo.


Não acho que o Flamengo tenha algo a haver com esse comportamento, mas que ele, como entidade econômica, se beneficia da super-exposição positiva de sua torcida, não tenho dúvidas. Basta ver que a fatia recebida pelo mesmo Flamengo, pelos direitos de transmissão dos jogos, é bem maior do que de outros clubes do mesmo porte e com investimentos iguais ou maiores do que os dele.


Enfim, este é apenas um registro meu. Uma impressão que tenho dos fatos a minha volta. Gosto de futebol, mas preferia o futebol dos tempos em que qualquer jogo do América trazia mais de 60.000 pessoas ao Maracanã. Do tempo em que a divisão das informações não era feita na proporção das cifras milionárias. E notem que eram tempos de ditadura.


Marcos Santos


7 comentários:

Leonel disse...

Marcos, se me permite:
Noutro dia eu vi denunciada a campanha da flaglobo em um jornal de Brasília, com uma clareza impressionante! Pensei que só eu enxergava!
E isto não quer dizer nem uma preferência clubística, mas um interesse prático: os clubes de maior torcida: framengo e curíntians, lógicamente, dão mais audiência, então devem estar sempre na telinha e aparecendo bem, mesmo com atuações medíocres!
Daí esse favorecimento, e o mascaramento das coisas pouco elogiáveis! E o lobby funciona: fazem vista grossa para as maracutaias envolvendo CBF e seu presidente, e Ronaldinho volta para a seleção, onde teve todas as oportunidades possíveis com Dunga, que o deixou até escolher onde e como jogaria (mesmo assim, não jogou nada!).
Mas, quem quiser ser enganado, que seja!
Abraços!

João Esteves disse...

Marcos, eu gosto de futebol, mas preferia o futebol dos tempos em que ... (ou: faço minhas estas palavras). Ponto.

Milene Lima disse...

Eu também li essa matéria da qual falou o Leonel, é incrível a predileção interesseira pelas cores estranhas, agora eles nem tentam camuflar mais, é jogo do fRa na quarta, no domingo e assim sucessivamente...

E isso da torcida no jogo contra o Vasco, é o ser humano ladeira abaixo, sem chance de retorno.

Beijo, Marcos.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Eu já gostei muito de futebol,quando
meu pai era vivo ia muito ao futebol
com ele, hoje só pela TV e nem sempre.
Tudo está adulterado.Ná, é pena.
Obrigada pelo seu comentário
num dos meus blogues.
Saudações/Irene

José Alencastro disse...

Saudações alvinegras, radiante de alegria com os mulambos nao faturando nada a 9 jogos, o bonde perdeu o freio definitivamente. http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/

São disse...

Admiro desde sempre Jorge Ben, mas lhe perdi o rasto....

Uma semana boa.

Luna Sanchez disse...

Lu, fiz a varredura e nada foi detectado, por aqui parece estar tudo certo.

Depois me avisa se conseguiu resolver aí e se o tal aviso ainda aparece quando entra no meu blog, por favor?

Obrigada. Um beijo.