No Balcão do Quiosque

terça-feira, 26 de maio de 2009

O prazer da leitura e da Escrita




Andei por ai em rimas e versos. Conhecendo os mistérios humanos revelados nas palavras.Perdi-me em devaneios, idéias e apreços. Cai na armadilha das prosas e das crônicas, tropeçando em estilos românticos e contemporâneos.
A literatura é um comportamento viciante. Quando nos damos conta estamos visceralmente à procura dela, afoitos por nos embriagar dos vocábulos , de versos e frases que nos levam a delirar e criar fantasias em nossa imaginação.
Uma voz inteligente clama dentro da gente e a meu ver a literatura serve para acalmar os ânimos e eliminar preconceitos. Como é bom ler, exercitar-se na arte de conhecer palavras, jeitos novos de escrever e vivenciar personagens, aqueles que jamais conheceríamos, não fosse um escritor criá-lo e transportá-lo para o papel.
Ao longo de nossas leituras vamos cultuando escritores e personagens , nos deleitando com o jeito de cada um inventar usos de linguagem , reformulando, reinventando , reconstruindo emoções, sentimentos, idéias e ações.
Ser feliz é ser uma leitora assídua, participativa, avançando pelos vários mundos descritos de formas maravilhosas e a cada página organizar melhor o pensamento, interpretando cada vez mais o mundo em seus vários aspectos e significados.
É uma sensação deliciosa estar envolvida física, mental e emocionalmente com a leitura de uma obra literária, deixando que ela ocupe todos os espaços vazios, abrindo caminhos para que ela preencha as faltas. Momentos inesperados, caminhos novos, estímulos que levam a pensar, a refletir, a inconformismos.
Para aquele que lê , o mundo sai de seus aspecto físico e o leva para mundos imaginários, outras dimensões, paraísos de estórias reais e fictícias. Ler é descobrir o mundo, a si mesma e ao outro. Ler é estar em sintonia com a melodia do universo.Escrever é cantar e dançar a mesma música.

7 comentários:

Ramosforest.Environment disse...

Ler, escrever, cantar. Uma receita mágica para a realização pessoal.
Mas, as vezes, precisamos de uma madrinha!
Abraços
Luiz Ramos

Anônimo disse...

Rsss e quando encontra é uma verdadeira festa de palavras...o afilhado tem que dom ..a madrinha so batiza...
Adoro ser sua madrinha Luiz....

☆Lu Cavichioli disse...

opa, tb quero uma madrinha! rsrsrs...

Rose, excelente seu texto de estréia. Uma viagem entre o contar e o cantar.
Supimpa!

bjs linda!

Unknown disse...

Essa viagem
a procura de rimas e versos
feita pela poetisa das rosas
encantou-me nesse mundo de prosas.

Belo espaço entre o sonho e a realidade.

Unknown disse...

Ler é ser modificado pelas palavras?
Beijos.

♥ Denise BC ♥ disse...

Rose
Aceitando o agradável convite estou aqui para prestigiar e acompanhar esse espaço encantador. Seu texto inaugural está primoroso.
Bjs

chica disse...

Lindo tudo isso! Ler e escrever , além de cantar , mesmo que desafinando, faz bem!beijos,chica